Coaching: uma ação organizada, conjunta e direcionada!

Tudo Sobre Coaching



Você diante de um universo de possibilidades



Compartilhe:


Coaching é um processo altamente eficaz que visa o desenvolvimento de competências comportamentais e emocionais, direcionadas à conquista e alcance de resultados planejados. Este processo único é reconhecido em todo mundo por produzir mudanças positivas e duradouras, tanto no âmbito pessoal quanto profissional do indivíduo.

Coaching foi definido de muitas maneiras. A essência do coaching é:

Ajudar o Coachee a fazer movimentos conscientes e seguros na direção do que desejar. O coaching apóia a pessoa em todos os níveis do processo, para que ela seja quem realmente quer ser, fazendo com que seja a melhor pessoa que possa ser.

O processo leva a tomada de consciência. Potencializa escolhas e leva a mudanças. Libera o potencial do cliente, maximizando seu desempenho. O Coaching, mais do que ensinar, ajuda às pessoas a despertar.

Tradicionalmente, o Coaching tem sido associado aos esportes. Todo atleta de alta performande tem um coaching. Nos últimos anos, o coaching tornou-se aplicável a outras áreas, como negócios e outros aspectos da vida. Agora está se tornando um mecanismos comum ter um coach, para auxiliar o indivíduo a atingir metas em sua vida, inclusive no trabalho.

O coaching ajuda o cliente a atingir o seu melhor e a produzir os melhores resultados. Assegura que o cliente possa dar o melhor de si, aprender e desenvolver-se da maneira que quer.






O que é Coaching?

Como dito anteriormente, estamos familiarizados com o conceito de Coaching voltado para o esporte, e Coaching de vida ou Life Coaching, a princípio, é semelhante. Assim como grandes campeões mundiais alcançaram grandes conquistas com seus Coaches (treinadores), você também poderá se beneficiar da orientação de um técnico em sua vida.

Por se utilizar de ferramentas poderosas e o uso de outras habilidades, um Coach ajudará substancialmente no aumento da performance das diversas áreas de sua vida, na busca e alcance de seus objetivos e principalmente, naquilo que lhe realizará e tornará verdadeiramente feliz.

Coaching, portanto, pode ser definido como uma metodologia que visa ajudar o Coachee (cliente) a definir, planejar e, em seguida, atingir suas metas.

O Coaching pode ser dividido em duas correntes principais, Coaching de vida e Coaching Executivo.

O Life Coaching é baseado num processo criativo e estimulante onde o Coachee instigado passa a sentir uma necessidade quase inexplicável de batalhar por seu objetivo.

Nesta área de atuação o Coaching é normalmente destinado a ajudar os clientes a encontrarem dentro de si mesmos o potencial necessário que precisam para sair em busca de sua realização, seja ela qual for, mas desde que dependa unicamente de si mesmo.

Coaching de vida tem foco positivo e de forma agregadora, utiliza suas ferramentas cientifica e eficientemente comprovadas no sentido de auxiliar pessoas.

Já o Coaching Executivo visa, essencialmente, melhorar a qualidade do desempenho de um executivo, levando-o a superar-se profissionalmente.

Na maioria dos casos, o objetivo é melhorar a sua performance no trabalho e nas relações interpessoais. Isto é alcançado em um ambiente colaborativo e solidário entre Coach e Coachee, estruturado de forma a garantir que o tempo seja utilizado produtiva e eficientemente, mas individualizado, para atender o executivo de forma personalizada na busca de seu objetivo.

Dentro deste quadro, o Coaching Executivo pode ocorrer em muitos níveis diferentes e envolver uma série de intervenções e programas com líderes e equipes, incluindo, entre outras coisas, o processo de comunicação eficaz, a gestão de conflito, a otimização do tempo, além do desenvolvimento de liderança e das habilidades de delegação. Tudo isso com o propósito maior de comprometer a equipe no sentido de trabalhar para alcançar os melhores resultados, mas com eficiência num movimento contínuo e estimulante.




O que não é Coaching?

Mentoria
Porque mentoria é um método de orientação, onde os mentores são profissionais seniores, com grande experiência profissional no campo de trabalho que orienta um profissional menos experiente. O coach não precisa ser um expert em nenhuma área específica do conhecimento.

Consultoria
Porque o consultor faz análise do cenário, tirando conclusões e apresentando proposta de soluções. No Coaching, o coach não é um especialista no negocio do cliente, mas o ajuda a raciocinar segundo as características desse negocio a partir de seus próprios conhecimentos.

Terapia
Porque terapia é um tratamento que foca em ajudar pessoas a superarem problemas do passado que interferem no seu dia a dia. O Coaching trabalha na direção dos objetivos, concentrando-se no presente e no futuro..

Treinamento
Porque treinamento é um processo para se adquirir conhecimento ou habilidade, através do estudo, experiência ou ensino. O Coaching não se propõe a transferir conhecimentos. O que ocorre é o desenvolvimento de habilidades intrínsecas do cliente.

Aconselhamento
Porque o aconselhador propõe de forma direta uma solução para alguém. No Coaching pressupõe-se que o cliente é o expert e que tem as respostas. O Coaching não dá a solução, não faz julgamento, não induz o cliente a tomar qualquer decisão ou atitude. O coach auxilia o cliente na descoberta de potencialidades que o levam ao objetivo, ao resultado.




O que significa Coach, Coaching, Coaches, Coachee?

Coach
Profissional que exerce a profissão, que aplica o Coaching.

Coaching
É o processo de desenvolvimento de competências.

Coaches
Plural de Coach

Coachee
Indivíduo que passa pelo processo de Coaching. O cliente.




Em que situações se deve buscar o Coaching?

Quando desejar:

  • Sair da estagnação em direção a uma vida mais próspera, mais equilibrada e bem sucedida.
  • Ser mais feliz e mais amada por si mesma e pelos outros.
  • Abandonar vícios e compulsões como: fumar, beber e outros…
  • Traçar uma estratégia eficiente para ganhar mais dinheiro.
  • Obter mais realizações pessoais e profissionais.
  • Mudar de carreira ou conquistar uma posição mais elevada.
  • Superar alguns limites e bloqueios pessoais.
  • Sair de situações de crise ou adversidade.


Atendimento Personalizado




Utilize o formulário abaixo ou entre em contato através dos telefones.

Assunto:
*
Nome:
*
E-mail:
*
Telefone:
Mensagem:
*
      Aceito receber informativos com novidades






Indiara Oliveira - Coaching, Consultoria e Treinamentos®
©2012 Conteúdo Registrado | Todos os Direitos Reservados | Cópia Proibida.